Dicas para superar os fracassos

Dicas para superar os fracassos

Quando temos um negócio, um plano de vida ou qualquer coisa que precisa de certo planeamento e fracassamos, faz com que nos sentimos derrotados, fazendo com que um dos piores sentimentos floresça em nós.

O fracasso é um sentimento que pode levar até a depressão, e quando se trata de fracasso em negócios não é fácil de lidar.

O segredo para que nada disso ocorra é o empreendedor acreditar na sua ideia e persistir nela, só que trazendo novidades.

O fracasso em qualquer área, seja emocional, profissional ou pessoal, te dá uma chance de aprender com o erro cometido, para que você possa não fracassar novamente, ou seja, não repetir os mesmos erros e sim, vencê-los.

Ter o perfil certo

O importante para que você supere o seu fracasso é saber se você tem o perfil certo de empreendedor, se avalie e veja se tem, dessa forma saberá se deve ou não continuar empreendendo.

Muitas vezes somos bons em certas áreas e não tão boas em outras, esse é um exercício que você deve fazer, se conheça e veja se é o seu caso.

Mas se é o caso de você realmente ter um perfil empreendedor, deve saber que mesmo na segunda tentativa pode dar errado.

A questão é que você tem que estar confiante e acreditar na sua ideia, porém tem que estar ciente de que ela pode dar errado.

Reflicta sobre o seu projeto

Uma das coisas a se fazer quando o seu empreendimento deu errado é refletir.

Mesmo que você tenha fracassado ou tenha obtido sucesso no negócio é sempre uma fonte de aprendizado e você refletir sobre o ocorrido.

Reflita sobre tudo o que você fez, desde a criação até o término do projeto, reflita no que você investiu e no que você excluiu, faça uma profunda reflexão.

Faça uma reflexão e anote o que você errou e o que poderia ter feito melhor, ter focado mais com ideias melhores ou diferentes, anote-as para não esquecer.

Ample seu conhecimento

Esse período em que o projeto não deu certo e você está tentando recomeçar, aproveite o momento e ponha os estudos em dia, sempre tem algo novo para aprender.

As vezes um curso a ser realizado pode ampliar ainda mais o conhecimento que você já tinha sobre determinado assunto, como também pode trazer novos ensinamentos.

A capacitação pode gerar outras maneiras de inspirar o seu negócio, e melhora-lo.

As possibilidades que um estudo novo pode te trazer são grandes, o conhecimento é um fator diferencial no empreendimento.

Networking

Durante toda a carreira empreendedora provavelmente você deve ter construído uma rede de relacionamentos, e ao começar um novo empreendimento usa-la será benéfico.

Se comunicar com parceiros e colegas antigos nas novas fases pode ajudar muita nas etapas futuras que você irá passar. Os contatos são um dos caminhos do sucesso do negócio.

Controle suas emoções

Quando um negócio dá errado a primeira coisa a se pensar foi que tudo que foi realizado foi um fracasso e que nunca mais irá conseguir, para continuar empreendendo é importante controlar as emoções.

Equilibre-as, não seja eufórico ou receoso, isso fará com que você possa cometer mais erros, ou os mesmos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.