Afinal o Que é Internet Marketing?

Afinal o que é Internet Marketing?

Sabias que muitos dos conceitos criados pela inclusão da Internet na comunicação e até mesmo nos negócios empresariais, como forma de propaganda, divulgação e marketing, têm confundido e gerado certa desordem, até mesmo para quem trabalha no meio, como as pessoas que tem negócios digitais.

Por isso, esse texto irá explicar com exemplos e detalhes, o que é Internet marketing e como fazer para aplicar esse conceito com qualidade, o qual, é fundamental para o crescimento de qualquer empresa que atue online. Então, para quem quiser aprender mais sobre esse assunto tão importante, continue lendo esse texto.

Definição da Internet Marketing

O conceito de Internet marketing é bem simples de entender, ele pode ser definido como o empenho das empresas em passar informações, promover e vender seus produtos e serviços pela Internet.

Vou te dar  um exemplo, comparando o marketing convencional com a Internet marketing, para ficar mais claro.

Imagina que você tenha uma loja de roupas masculinas e quer aumentar as vendas, o que você faz?

Dependendo da quantidade de verba disponível, você pode fazer publicidade numa revista, colocar um anúncio na televisão, anunciar na rádio, criar panfletos, promoções ou, em casos de lojas menores, anunciar a sua loja no próprio jornal local que circula pelo sua cidade,vila etc,etc.. o importante é que mais pessoas fiquem conhecendo sua loja.

Assim, com essas ações, você faz com que sua loja fique mais conhecida, e com isso, obtenha uma melhor percentagem de vendas, satisfazendo o cliente e o vendedor, que é o objetivo do marketing, fazer as vendas crescerem e o lucro aumentar, junto com a satisfação de quem vende e de quem compra.

Agora, transportando esse exemplo para a Internet, ela seria a própria ferramenta para a divulgação de um produto ou serviço, só que, ao invés de se utilizar rádios, televisões e jornais, na Internet, a divulgação é feita através de blogs e sites, os quais, podem ter um alcance muito maior do que um pequeno jornal ou programa radiofónico, é o Por isso, esse conceito é tão importante.

Funcionamento da Internet Marketing

Pode até mesmo parecer simples a divulgação de um produto na Internet, afinal, ela é bem mais barata do que a feita em um veículo tradicional, além de obter um alcance muito maior e ter um custo menor de produção.

Só que, não é bem assim não, pois, existe variadas formas de se anunciar na Internet, por isso, deve-se conhecer bem o seu produto ou serviço, para que, não haja erro na hora de anuncia-los pela Internet.

Para isso, um conselho é verificar bem qual o custo que o site cobra para anunciar um site seu e qual a taxa de retorno que sua página obteve, assim, vai se conseguir fazer o cálculo se vale ou não a pena anunciar nesse determinado site.

Benefícios do Internet Marketing

Esse tipo de marketing, feito exclusivamente para a Internet, tem alguns ótimos benéficos para quem anuncia.

O primeiro é que ele é mais barato, principalmente se for feito uma parceria com determinados blogs, a qual é chamada de programas de afiliados, no qual, o dono de um blog anuncia um determinado produto ou serviço, e a cada venda realizada, esse dono do site fica com uma parte do lucro do produto, e assim consegue continuar escrevendo e facturando mais com o seu blog.

Outro benefício claro da Internet marketing é que ele faz com que o produto seja anunciado em vários locais, com isso, é possível realizar uma diversificação, a qual, é excelente para a imagem do produto, pois, ele acaba ficando conhecido por diferentes públicos, de diferentes rendas e idades e assim, ampliando o seu leque de vendas e o lucro obtido.

Pois, isso é algo lógico, quanto maior e mais diversos for o meu público, maior a chance de eu vender mais produtos.

Um último benefício bem claro da Internet marketing é que ela não dispõe de limite físico, por isso, não é necessário fazer uma propaganda menor e pode-se aproveitar a imensidão de espaço do mundo online, para fazer vários tipos de propaganda diferentes sobre o mesmo produto.

Resultados Rápidos

Diferente do marketing tradicional, o qual, é pensado mais a longo prazo, sem resultados imediatos, o Internet marketing , como tudo que acontece na Internet, é muito mais dinâmico, rápido e instantâneo.

Por isso, uma propaganda de um novo produto, pode bombar no mesmo dia no Facebook e fazer as vendas explodirem em poucos dias, ocasionando um fenómeno interessante, que é o efeito imediato que uma propaganda pode ter na mente de um consumidor.

Interactividade

Essa com certeza é a característica mais marcante do Internet marketing, quando comparado ao marketing convencional.

Pois, na internet, toda forma de marketing é discutida, compartilhada, comentada, criticada, enfim, o público participa daquela ação.

Por isso, ela deixa de ser um ato unidirecional, na qual, o público era passivo e apenas aceita a propaganda, sem questioná-la ou influencia-la.

Agora, os maiores casos do Internet marketing, tem uma grande participação directa do público, seja votando em banquetes, opinado sobre determinado assunto ou até mesmo enviando sugestões para as empresas, já que, o canal virtual das grandes empresas, tem uma maior liberdade para os consumidores opinarem e participarem das suas acções e com uma resposta muito mais rápida, do que o SAC ou o e-mail, por exemplo.

Assim, o público acaba ganhando uma função de criador, mais ou menos o que tem acontecido com o jornalismo online, no qual, cada vez mais, existem fotos, reportagem e notícias sendo escritas por pessoas não profissionais.

O que gera um cenário diferente para tanto o marketing quanto o jornalismo saber lidar.

E vocês, já utilizaram da Internet marketing alguma vez, conte para a gente como foi?

Deixe os seus comentários abaixo e venham participar da discussão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.